• Vadis da Silva

Ranking de Abril/2021 mostra quem é quem do turismo brasileiro na web

Atualizado: Jun 7

Em apenas 5 meses o e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro cresce 1.021,64%, junto ao maior buscador de conteúdo na web - o Google. Enquanto o setor, registrou um desempenho negativo de -26,59%. Confira neste post os detalhes.

A Gestour Brasil vem identificando mensalmente quem é quem, seus números, bem como a dança nas posições na formação de um ranking dentre os 15 e-commerces com atuação no mercado do turismo nacional, com maior número de páginas indexadas pelos buscadores da web - Google e Bing. O mês de Abril é o 5º mês consecutivo dessa divulgação.


Confira maiores detalhes neste quadro-resumo:

Junto ao Google, todos os players do setor, participantes do ranking, mantiveram no mês de abril as mesmas posições conquistadas no mês anterior. Já, no Bing, 9 players tiveram essa mesma performance e, dentre os 6 restantes, 2 perderam e 4 melhoraram suas posições.

Com um crescimento de 29,69% no Google e 29,52% no Bing, no mês de abril/2021, o e-Marketplace do Turismo Brasileiro se manteve na 2ª e na 5ª posição, respectivamente, nos dois buscadores da web.

O crescimento acumulado do e-Marketplace do Turismo Brasileiro nos últimos 5 meses, de 882,68% é 22,86% maior do que o acumulado nos 4 meses, até Março/2021, que foi de 680,91%. Considerado o crescimento acumulado dos 5 meses e por buscador na web, o e-Marketplace do Turismo alcançou o extraordinário índice crescimento de 1.021,64%, no Google e de 685,02% no Bing.

No mesmo período de 5 meses, o acumulado de páginas indexadas dos 15 players do e-commerce do turismo, pelos dois buscadores, teve um crescimento negativo de -26,59% na média geral. Já, individualmente, o crescimento negativo foi de -21,65% no Google e de -32,22%, no Bing.


Os números evidenciam o caminho acertado de se adentrar, de cabeça, no universo da economia do compartilhamento e de e-Marketplaces - ou seja, que resultados novos podem sim ser alcançados, mesmo em época de crise, desde que se adote uma nova postura a partir da leitura interpretativa de cada momento do mercado.

Os sinais são alvissareiramente promissores em favor do turismo doméstico, quando se constata que apenas 3,93% das páginas do e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro, dentre aquelas enviadas, já foram indexadas pelo Google e, apenas de 1,55%, já indexadas pelo Bing. E, por fim, a certeza de que o total de páginas já enviadas representa menos de 3% do potencial que o turismo doméstico brasileiro tem condições de explorar na web, com foco comercial, através do seu e-Marketplace.


Notas explicativas:

1 - Os resultados aqui apresentados são de acesso público e gratuito, fornecidos pelo Google e pela Microsoft Bing. A Gestour Brasil apenas fez a pesquisa e estruturou o ranking da forma aqui apresentada;


2 - Foram selecionadas as 15 lojas virtuais do turismo, independentemente do modelo de negócios de cada uma, com atuação no Brasil e com o maior desempenho de resultados junto as duas ferramentas;


3 - A OTA europeia Booking, importante player do e-commerce do turismo do mercado brasileiro foi retirada do ranking por não possuir domínio do Brasil (.com.br). Com a abertura da vaga a Agaxtur Viagens passou a compor o ranking;


4 - A Airbnb, mesmo não sendo regulamentada pela legislação brasileira do turismo foi acrescentada neste ranking, por dois fatores: (1) por estar sendo ela acreditada por alguns empreendedores do setor de meios de hospedagem e, (2) por ter um considerável desempenho nos seus resultados (páginas sobre o mercado brasileiro) junto aos buscadores;


4 - As OTAs - Decolar e Hurb, apesar de contar apenas com o domínio (.com), integram o presente ranking pois é público e notório que suas páginas são majoritariamente do mercado brasileiro.

SERVIÇO:

>> LIVE GRAVADA: Quer saber todos os detalhes do ranking, assista a gravação na integrada da live que tratou deste tema, realizada no dia 05 de Maio (quarta-feira), as 16h30 minutos.

>> www.turismomeunegocio.com.br/destinos - saiba como o seu destino pode explorar, em seu favor, a infraestrutura tecnológica disponibilizada.

>> www.gestour.com.br/Brasil/Destinos - Conheça as lojas virtuais dos e-Marketplaces de todos os destinos brasileiros.

>> www.gestour.com.br - Loja virtual do e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro >> www.youtube.com/GestourBrasil - Canal de Vídeos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo